quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sim, eles são Heróis!

Por: Junior




No último Domingo foi encerrada mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Com 17 medalhas, o Brasil superou as 15 conquistadas em Atlanta-96 e Pequim-08 e confirmou em Londres sua melhor participação em toda história.

O Judo e o Vôlei continuam sendo nosso bastião, conquistando 4 medalhas cada.  O Boxe, após 44 anos de jejum, garantiu 3 medalhas. E duas modalidades chegaram ao pódio pela primeira vez, a Ginastica e o Pentatlo Moderno.

Não sou desses que tem "complexo de vira-lata” e a mania de achar que tudo por aqui tá ruim, tudo é uma merda... Mas se levarmos em conta o tamanho do nosso país e o talento do nosso Povo, o número de medalhas poderia ser bem maior. Países bem menores, como a Jamaica e a Hungria, conseguiram ficar à frente de nós no quadro de medalhas.
Mas se levarmos em conta o quanto realmente se é investido em esporte por aqui, nossa campanha foi muto boa.

Tirando Futebol Masculino e o Vôlei, no nosso Brasil não há o menor apoio ao Esporte. O máximo que temos são grandes empresas quem patrocinam os medalhistas em potencial, e mesmo assim quando falta alguns meses para as Olimpíadas... para depois parecerem que tiveram algum mérito na possível conquista do atleta.

Temos sim, a chamada Lei Agnelo-Piva que é um montante que sai do que é arrecadado através das loterias e que nos últimos 4 anos arrecadou 2 BILHÕES de Reais. Só que esse dinheiro todo vai direto para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) que repassa as Federações pra então chegar aos Atletas... Sendo você uma pessoa inteligente, não precisa explicar que grande parte dessa grana se perde pelo caminho.

O COB tem como seu Presidente Carlos Arthur Nuzman, ditador do nosso esporte que faz Ricardo Teixeira, parecer um Santo... Já que ao contrário de Teixeira, Nuzman só mexe com dinheiro publico. E nada faz... além de cobrar os Atletas publicamente.

Nossa politica de esporte tem que ter uma mudança radical, nada de dinheiro publico pro Seu Nuzman e federações. Essa grana toda tem chegar diretamente aos atletas, dando a eles ótimas condições de treinamento, atendimento clínico e psicológico... Ai sim, eles podem ser cobrados por melhores resultados. E o Principal de tudo, apostar na descoberta de novos talentos, com uma ampla política esportiva nas escolas.... O máximo que sem tem hoje nas escolas é um professor mal pago, uma bola e uma quadra pra jogar um futebolzinho... O que é muito pouco.

Não há espaços públicos para se correr, nadar, ou jogar um vôlei ou um basquete. Eu nos meus quase 30 anos, mesmo sem estudar em escolas espetaculares... cheguei a ter aulas de handebol, vôlei, basquete e até atletismo, o que não acontece nos dias atuais.

A Jamaica tem Usain Bolt, porque lá toda criança dos 7 até os 14 anos pratica atletismo na escola... assim eles descobrem os que tem talento. E mesmo sem rios de dinheiro, hoje a Jamaica é uma potência no Atletismo. É praticamente impossível achar futuros campeões se na escola o esporte não tiver presente. Um Estado que gasta com esporte... economiza em saúde e segurança.

Nos próximos 4 anos vamos ouvir muito das federações o mesmo papinho que haverá mais investimentos. Mas o que veremos sera mais aparecimentos de heroicos atletas. Que vão chegar às Olimpíadas através de seu esforço, com ajuda de seus familiares e amigos.... e se o resultado for uma medalha, ai sim ele conseguirá patrocinadores.

Um Estado que sem politica esportiva de verdade, não descobre campeões...

Não descobre heróis!






Nenhum comentário:

Postar um comentário