domingo, 15 de abril de 2012

30 anos de uma democracia!

Por: Junior



Na segunda metade do século XX a America Latina era dominada por tiranas ditaduras militares. Golpes de Estado eram apoiados pelo Governo Ianque que em troca exigia apoio total durante a Guerra Fria.
No Brasil, mais precisamente em 1982, apesar do AI-5 não vigorar mais. Ainda não se votava para Presidente, mas já era possível sentir um clima de abertura poiltica. E após 18 anos os Brasileiros iriam as urnas eleger os Governadores de seus Estados. Mas só o povo unido, organizado, tomando as ruas, poderiam enfim sepultar a ditadura. O Movimento das Diretas-Já começava a surgir e paralelo a tudo isso num terreno de alguns milhares de metros quadrados na Zona Leste Paulistana, respirava-se Democracia, e talvez fosse ali no Parque São Jorge o único lugar no Brasil onde se vivia um regime democrático.
Os "cabeças" do Movimento, o diretor de futebol e sociólogo, Adilson Monteiro Alves, e os jogadores Wladimir, Casagrande e o Saudoso Doutos Sócrates, não concordavam como se davam as relações de trabalho dentro do futebol, e organizaram um Movimento revolucionário que pregava decisões Democraticas e um relacionamento mais profissional e sincero. Esse Movimento ficou conhecido como Democracia Corintiana.
O Futebol é um meio muito retrógrado, apegados ao poder a cartolagem procura alienar os atletas que apesar de todo dinheiro que ganham de todo glamour da profissão são na imensa maioria ignorantes. E como os jogadores se deixam levar, acabam não sendo tratados como profissional e cidadão com deveres e direitos, com responsabilidade e liberdade. Contra isso que surgiu o Movimento Corintiano.
E deu muito certo, o Corinthians se tornou o time da moda, falado, discutido, debatido.
Como um grupo de trabalhadores tinham a audácia de ter voz em plena ditadura?
Tudo era votado, das novas contratações do Clube, ao horário que deveriam viajar ou se deveriam ou não ficar concentrados. A camisa do Clube que agora é suja cheia de publicidade, era usada para recados políticos e os jogadores se posicionavam politicamente, chegando até a se filiar a Partidos.



Só que tres fatores foram determinantes para o sucesso da Democracia Corintiana. Em primeiro lugar o local, dificilmente o Movimento teria tanta repercussão se acontecesse fora do eixo Rio-SP. Movimento se passou em SP e no Corinthians um dos Clubes mais populares e midiaticos do Brasil.
Em segundo lugar os resultados, o time conseguiu ganhar titulos. Fazendo que seus difamadores que chamavam o Movimento de Anarquia Corintiana, não tivessem argumento para atacá-la.


E em terceiro lugar, e talvez mais importante a situação politica do pais, num pais que vivia sob a batuta da ditadura. É difícil imaginar um local de trabalho onde todas as decisões eram decididas no voto. Um lugar assim continua sendo difícil de imaginar agora 30 anos depois.
Não é também nenhum exagero dizer que a Democracia Corintiana era um dos empurrões que faltavam para o Movimento das Diretas-Já ganhar apoio popular. Em 1984 com o Movimento Corintiano já consolidado, um dos principais apoiadores do Movimento, o narrador esportivo Osmar Santos era o "locutor das Diretas" nos atos que tomavam as ruas das principais cidades Brasileiras, atos que também tinham a presença dos jogadores Corintianos.



Apesar de todo glamour popular o Movimento das Diretas-Já foi derrotado no Congresso, frustrando assim o sonho de milhões de Brasileiros, na esteira dessa derrota do povo. Infelizmente o Movimento Corintiano perdeu força e acabou. A troca do Presidente do Clube e a saída do Doutor Socrates... que foi jogar na Italia cumprindo uma promessa de deixar o Brasil caso não pudesse votar para Presidente, foram os principais fatores para o fim da Democracia Corintiana. Só que ela não morreu, hoje qualquer pessoa que gosta um pouco de politica e futebol, sabe da existência e da importância do Movimento Corintiano. Que 30 anos depois continua sendo debatido, discutido, lembrado em livros e filmes.
Só 5 anos depois em 1989 os Brasileiros puderam eleger Presidente. Embora o primeiro resultado das Diretas parecer desastroso, a vitoria de Collor. Mas vamos ser otimistas o Primeiro resultado das Diretas foi o impeachement de Collor, com o povo voltando as ruas para tira-lo do poder.



A Democracia Corintiana se foi sem conseguir revolucionar totalmente o reacionário Futebol Brasileiro como se prometia. Mas aquele time entrou pra história.
Salve as verdadeiras Democracias...
Salve a DEMOCRACIA CORINTIANA!

Um comentário:

  1. Num contexto onde o Estopim da organização popular pode vir de qualquer lugar, é sempre bom lembrar exemplos inusitados.
    Os clubes já têm uma força de união que vai pelo sentimento.
    Realmente poderia ser algo mais...

    ResponderExcluir