terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Obrigado Doutor!


Por: Junior


Esse texto não trata de um Corintiano escrevendo sobre um ídolo do seu Clube de coração... E sim um texto em homenagem a um cidadão idealista, inteligente que sempre pensou no bem comum.



Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o Doutor, o Magrão ou o Crates.
Meu maior ídolo se foi no ultimo Domingo.  Eu não sou fã apenas do seu magico futebol, que infelizmente não vi...
Era sim fã do sujeito Sócrates, de seus ideais, da sua maneira de ver o mundo.
Sempre achei uma grande besteira essa relação fã/ídolo. Nunca entendi o porque de endeusar uma pessoa por ela ser talentosa. Só fui entender isso uns 5 anos atrás, num show que nem lembro de quem era no Sesc Pompeia. Encontrei o Doutor Sócrates, e não tive qualquer tipo de reação. Nenhuma palavra, não dei um aperto de mão, muito menos um pedido de uma foto. Fiquei paralisado, boquiaberto, enquanto ele passava por mim.



Sócrates foi único, muito diferente dos jogadores de hoje em dia. Carismático, contestador, politizado, que pensava sempre no coletivo e com um grande espírito de liderança. Fez de tudo para não ser craque, mas o foi.
Nascido em Belém e criado em Ribeirão Preto, Sócrates se formou em Medicina pela USP no campus Ribeirao Preto. Quando jovem, conciliava a vida de estudante com a vida de jogador de futebol, achando que não teria futuro como jogador. Ele dizia que só jogava pra ter dinheiro da gasolina e da cerveja de cada dia.
Ele começou a se destacar pelo Botafogo de Ribeirão Preto, e em 1978 depois de formado, foi contratado pelo Corinthians. 
Fez historia dentro e fora de campo.



Dentro foi Tri campeão Paulista 79/82/83.
Foi capitão da espetacular seleção de 82 que tinha além dele, Zico, Falcao, Cerezo...
Também jogou a Copa de 86. Tinha muita visão de jogo e uma arma mortal: o calcanhar.



Fora de campo, transportou para a estrutura do Clube os novos tempos que sopravam no cenário politico do pais, com um processo de maior participação dos jogadores nas decisoes que os envolviam, a chamada "Democracia Corintiana".
Participou ativamente das manifestações populares em favor da realização de eleições diretas para Presidente, e prometeu que se a emenda em favor da diretas não fosse aprovada no Congresso iria embora do pais.
O Congresso frustrou a todos e o Doutor rumou para a Itália para jogar pela Fiorentina.





Sócrates, nos deixou aos 57 anos. Dificil não lembrar dos mais velhos e mais sábios que dizem que;
"Os bons vão embora. e os maus ficam".



Vai na boa Doutor...
Onde estiver espero que esteja com o braço erguido com o punho cerrado... olhando por "nóis"!



Muito, muito obrigado por tudo Doutor!

2 comentários:

  1. Felizmente pude vê-lo jogar...no Pacaembu, no Morumbi e no próprio Parque São Jorge, onde passava algumas tardes na piscina do clube ou treinando handball e depois corria para assistir aos treinos.
    Também ficava boquiaberto sempre que ele passava, não só ele, mas o sempre simpático Wladimir, o lokaço Casagrande, o bigodudo Zenon, o mal humorado Leão, o folclórico Biro-Biro (que me deu uma camisa autografada)...até o lateral Alfinete...rs.
    Tempos de alegrias e de esperanças. De sorriso fácil e honesto. De luta e empenho.
    Doutor Sócrates foi gênio e ímpar...e estará "eternamente dentro dos nossos corações"!!

    ResponderExcluir
  2. O Doutor da bola sera eterno... dentro dos nossos corações!

    ResponderExcluir