terça-feira, 8 de novembro de 2011

USP, Polícia Militar e Sociedade

Por: Beto

A Tropa de Choque, com 400 homens, invadiu a USP essa manhã, levou 70 estudantes para um Distrito Polícial e, até certo ponto, acabou com a ocupação da reitoria, pois não sabemos como os estudantes se organizarão nos próximos dias.

Para muitos, é o fim de um movimento sem sentido, de maconheiros estudantes de humanas, que vivem no micromundo da USP e defendem a libertinagem.

A diferença entre "Universitário" e "Cidadão Comum" (imposta pela própria política educacional do país, excludente) gerou muitas confusões sobre o assunto. Me decepcionei ao ver muitas pessoas emancipadas, esclarecidas, "livres", defenderem a atuação da PM e se posicionarem contra os estudantes.

De que lado você vai sambar, amigo?

http://letras.terra.com.br/chico-science/268822/

Não se trata de uma situação isolada. A Repressão vai "da USP ao Grajaú", como bem demonstra o site Outras Palavras. http://www.outraspalavras.net/2011/11/03/da-usp-ao-grajau-o-fascismo-em-dois-atos/

Sabemos das atrocidades cometidas pela patética PM no Brasil inteiro, todos os dias, principalmente entre jovens pobres, negros e moradores das periferias.

Ir contra os estudantes sob o pretexto de que "a USP é um micromundo" significa defender a Polícia Militar: corrupta, despreparada, com precária formação no Ensino Básico, que declara claramente em seu portal o orgulho de ter combatido os "subversivos" durante a Ditadura Militar.
http://coletivodar.org/2011/10/henrique-carneiro-professor-de-historia-comenta-conflito-envolvendo-maconha-na-usp/

Significa defender, também, a grande mídia, que trata estudantes como "vagabundos", os mesmos que, futuramente, lecionarão aos seus filhos. Exemplo disso, é revista Veja, afirmando que Ana Fani Carlos, geógrafa de refrência internacional tem problemas com sua alfabetização.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/tag/ana-fani-alessandri-carlos/

De que lado você vai sambar?

Ir contra os estudantes é negligenciar que a falta de segurança no campus é fruto da falta de segurança na cidade de São Paulo. A USP é cercada por uma favela. A favela é gerada pela sociedade excludente. Sociedade que humilha. Por isso morreu o estudante de Ciências Contábeis no início do ano, assim como morreram outros "cidadãos" na noite de ontem, nessa manhã, e agora! com certeza...

Muitos estão defendendo a Tropa de Choque, pois ainda não se familiarizaram com uma tendência social nítida: NÃO SE COMBATE AS DROGAS COM VIOLÊNCIA. O mundo todo demonstra que é preciso repensar a proibição, pensar em diminuir as mortes que são geradas pelo tráfico de drogas no seio de nossa juventude pobre.

Engraçado! FHC, aquele mesmo! do Neoliberalismo e das privatizações. Foi preciso que ele defendesse a discriminalização, se apoiando nos exemplos da EUROPA para que muitos percebessem a urgência disso. Esquecem que o jovem usuário já demonstra isso há anos, apenas na atitude de garantir sua liberdade, de fato, usando.

Por falar em Europa: O povo ucraniano recentemente invadiu não a reitoria, mas sim a sede do Governo! Italianos têm se enfrentado com a Polícia recentemente. A população de Totenhann na Inglaterra provocou caos na cidade sede das Olimpíadas porque a Polícia matou 1 morador. Aqui em São Paulo, a Polícia deve ter matado mais de um, apenas essa semana...

Vocês, conservadores, já que gostam do mundo desenvolvido, poderiam compreender seus exemplos. NUNCA VI O ESTUDANTE EUROPEU SER CHAMADO DE VAGABUNDO.

Isso acontece aqui no Brasil, ou nas recentes manifestações e na repressão ditatorial que ocorre no Chile.

Não se trata de defender estudante maconheiro. Se trata de refletir a diferença entre segurança e liberdade.

Segurança sem Liberdade é prisão! (parafraseando meu amigo Sherek!)
Liberdade sem segurança é barbárie!
NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO SABEREMOS EQUILIBRAR!

A discussão ultrapassa os muros do micromundo elitizado que é a USP: Nossa polícia não traz segurança alguma. Traz repressão de atitudes e idéias. A polícia no campus têm abordado os estudantes com hostilidade e nada mas fez do que prender dois jovens que, ao ar livre, usavam a suposta droga atingindo apenas a si mesmos.

Seria demagogia afirmar que a solução está numa sociedade justa, dentro e fora de USP?? Seria demagogia defender acesso pleno à Educação na nossa cidade? Seria demagogia defender distribuição de renda e empregos para que o jovem não recorra ao tráfico e ao crime.

Seria demagogia um ESPAÇO ABERTO para manifestações livres, da arte à música, da opinião política aos debates? Um ESPAÇO ABERTO a quem assume sua situação de usuário de uma substância que há anos tentem satanizar, mas que está presente nos mais diversos setores: da burguesia aos trabalhadores, da ciência à literatura, da arte à medicina.

Se você samba pela polícia na USP, sambará por ela sempre! Samba junto com a mídia e com a sociedade excludente. Quer se ver longe dos "vagabundos estudantes", assim como quer longe o "bandido" - morador da periferia, desempregado. Os estudantes ocuparam a USP. Sem-Teto ocuparam o Centro, Artistas ocuparam Santa Tereza no Rio de Janeiro.
http://www.midiaindependente.org/

E tú, Brutos? SE OCUPA DA TV A CABO!

De que lado você vai sambar?
(parafraseando o companheiro nesse blog, Junior)


                          (imagem compartilhada pelo meu amigo Hércules)


Você samba de que lado fião?????????????

Com certeza: A LUTA VAI ALÉM DA USP.

Se a questão vai além da USP, COMECE VOCÊ!


                                          (imagem de meu amigo Saúva)

5 comentários:

  1. Beto muito bom, acho que ficou bem claro o que realmente importa....e fora PM!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pô Beto concordo que a repressão policial é em toda a sociedade e o grande x da questão é a desigualdade social em constante reprodução, quem mora na periferia sabe muito bem do papel da polícia e o modo como eles agem e coagem a população pobre, com pouco estudo e pior ainda se for negra...
    Mas não concordo com essa ocupação, segundo relatos votada daquela maneira que sempre fazem pra que se ocorra o que eles querem ou seja feita quando está esvaziada ou esvaziando a assembléia... você sabe muito bem como funciona esse M.E. dominado por interesses políticos e que não é aberto ao debate...
    Então vários pontos tem que ser revistos e repensados.

    ResponderExcluir
  3. Salve Fimose!
    To junto com essa análise do ME. Famigerada! A qual nos enfrentamos em 2007 propondo um DCE diferente na Unesp.

    Discuti com alguns amigos do PSOL a questão e de fato, as assembléias foram aparelhadas e confusas.

    Talvez ampliar o debate seja, inclusive, rever as metodologias da esquerda.

    To nessa contigo

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Se faltou algum argumento, não me veio a cabeça. Parabéns. :)

    ResponderExcluir
  5. é Nois mano... quando trocamos uma idéia sobre esse tema, parecia que tinhamos discordancias. Mas é isso ai... levar o debate além da USP que é composta em sua maioria por estudantes "Acostumados com sucrilhos no prato" que se acham revolucionarios!
    Como diria Capitão Nascimento;
    "A PM tem de acabar!

    ResponderExcluir